SiTuAçÕeS CoMpLiCaDaS

Inocente!

Na noite passada você recebeu um telefonema que realmente mexeu com você. Um amigo ligou e começou a contar sobre problemas e conflitos recentes. Você apenas ouvi e, durante a maior parte do tempo, e tentou entender aonde seu amigo queria chegar. Por fim, seu pai lhe disse para desligar o telefone. Desde então, você tem pensado muito no que seu amigo partilhou com você. O grande problema é que seu amigo fez algo muito errado e está se sentindo terrivelmente culpado. Você sabe que verá esse amigo amanhã, e quer ajudar. Mas o que você pode dizer? Dê uma olhada em Joel 2:12,13, onde há uma maravilhosa promessa de Deus para partilhar com todo mundo, especialmente aqueles que são culpados de pecar.

Festa!

Você está mesmo interessado em esportes, e é um grande fã de um time de futebol. Um jogador em particular, um superastro, é seu herói. Outro dia você o viu na TV. Em resposta à pergunta sobre boatos de que ele bebia muito, ele disse: “Imagino que estarei aqui por pouco tempo, então acho melhor ter toda a diversão que puder. Meu lema é ‘Festa!’” Você tem ouvido isto de alguns colegas da escola também. Eles estão certos? Isto seria tudo na vida? Salomão teve e fez tudo isso. Ele escreveu sobre suas experiências no livro de Eclesiastes. Leia o capítulo 12, versículos 1, 13 e 14 para ver como ele responderia a esta indagação.

Um jardim particular

Há poucos anos, você não estava interessado no sexo oposto. De fato, você não queria nada com ele. Ultimamente, no entanto, você vem mudando e até tem se surpreendido pensando em amor e sexo. Os DJs de sua rádio favorita falam de sexo o tempo todo, e você não pode acreditar nas palavras de algumas músicas! Outro dia, na escola, alguém começou a falar sobre sexo e disse que qualquer coisa é certa, desde que se tome cuidado. Esse colega e os demais fazem parecer que é uma coisa estúpida alguém ainda ser virgem no colegial. O que você acha? O Cântico dos Cânticos é um poema de amor, expressando o sentimento que a noiva e o noivo nutrem um pelo outro. Leia 4.12 para ver como o noivo descreve sua noiva. Viva de tal modo que, um dia, seu marido, ou sua esposa, possa dizer o mesmo sobre você.

Liberdade

Algumas noites atrás, você estava furioso com os seus pais porque eles ralharam com você por haver quebrado uma regra familiar. Tudo o que você podia pensar era que eles são severos demais, e como seria maravilhoso acabar com a escola e ser dono do seu nariz. Então você poderia fazer o que quisesse, sem regras – você seria livre! Isto é liberdade? Ou a verdadeira liberdade tem certos limites? Veja Gálatas 5.13-25 para achar a resposta.

Você tem um amigo!

Amigos são divertidos. Não há nada melhor que ter um amigo chegado, com quem se possa rir, conversar e ficar à vontade. E você tem um amigo assim. Vocês dois são muito chegados – “melhores amigos para sempre”. Semana passada alguém lhe disse ter visto seu amigo bebendo cerveja atrás da escola, uma noite. Você não quis acreditar, mas algo que seu amigo lhe disse mais tarde fez você achar que a história era verdadeira. Você não sabe o que fazer. Deve ficar quieto e fingir que nada aconteceu? Ou deve confrontar o seu amigo com o que você ouviu? Deus entregou a Ezequiel a tarefa de confrontar sua nação com o que eles vinham fazendo de errado. Leia Ezequiel 2.3-7. Ser um bom amigo nem sempre é divertido;  às vezes, significa dizer a verdade.

Ouça!

Um de seus melhores amigos está atravessando um mau momento em casa. Os pais dele têm brigado muito recentemente, e parece que vão se divorciar. Seu amigo quer conversar com você sobre o que fazer, e vocês combinaram uma hora para se encontrar. Porém você está preocupado, porque não sabe o que dizer. O que você deve fazer? Leia Jó2.13 para ver como agiram os amigos de Jó quando ele foi abatido pela tragédia. Lembre-se: você não precisa falar para ajudar.

Amigos

Você acabou de se mudar com sua família para uma nova cidade. Isto significa, claro, que agora você vai a uma nova escola com pessoas que  você nunca viu antes. Os últimos meses foram muitos solitários porque você não tinha nenhum amigo em sua nova escola – isto é, até recentemente. Semana passada você conheceu um grupo de meninos que brincava num canto do playground. Eles são um pouco rudes e, às vezes , fazem piadas com a igreja, mas são amáveis com você. É bom haver finalmente conhecido alguém, e ter alguns amigos. Eles são amigos corretos? Deve você ficar com eles, ou continuar esperando por outros? Leia Salmos1.1 para achar a resposta!

Sucesso!

Você está muito preocupado com um amigo seu. De fato, você tem orado por ele há várias semanas, pedindo a Deus que lha dê a oportunidade de explicar-lhe a sua fé em Cristo. Você tem tentado ser um bom amigo e esperado pacientemente pelo momento certo. No último final de semana, quando você dormiu na casa desse amigo, e vocês estavam batendo papo, pareceu-lhe uma oportunidade perfeita para compartilhar a sua fé. No entanto seu amigo não pareceu interessar-se, e até fez uma piadinha a respeito do que você estava falando. Agora você está se sentindo desencorajado, e se perguntando se deve ter valido a pena todas as suas orações e os seus testemunhos. O apóstolo Paulo sofreu toda sorte de rejeição e perseguição por ser uma valente testemunha de Cristo. Em Atos 20.24, ele conta o que deu valor a sua vida. Leia esse versículo e você verá qual deve ser a sua atitude.

O teste

Você está sentado perto da pessoa mais inteligente da escola. De repente, oprofessor anuncia um teste para o qual você não havia estudado. Após distribuir os testes, o professor é chamado fora da sala. Você não sabe como responder as primeiras questões, mas, virando um pouquinho a cabeça, pode ver a folha de seu colega inteligente. O que você deve fazer? Leia Provérbios 11.1 para encontrar a resposta.

Que animal!

É a sua vez de dar comida ao cachorro e levá-lo a passear, mas você vai deixando passa. Agora é tarde,  e você tem umatonelada de coisas para fazer, e precisa aprontar-se para o aniversário de seu amigo. Se você for cuidar do cachorro, chegará atrasado na festa. O que você deve fazer? Para achar a resposta, leia Provérbios 12.10


-Bíblia do(a) adolescente Aplicação Pessoal

Anúncios

4 comentários sobre “SiTuAçÕeS CoMpLiCaDaS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s